quarta-feira, 4 de maio de 2011

Profissional docente





Aula de Ciências, o professor procurando saber o conhecimento prévio dos alunos sobre solos, esse era o conteúdo, pergunta:
- O que o geólogo faz?
Um aluno engraçadinho responde:
- Gelo, professor!
A turma inteira cai na gargalhada.
Um professor dirá: “Que falta de respeito...”.
 Outro até irá rir com a turma transformando o fato num momento de descontração, entenderá como um quebra-gelo inofensivo.
E você como reagiria?
Particularmente acho que isso demonstra que não penduramos na porta da sala o que somos. Entramos com nossas crenças, valores e características pessoais. Por isso não acredito que nesse sentido haja o tal “profissional docente”, mas sim, o docente mais profissional possível. Nas relações humanas e em qualquer ato de comunicação não há imparcialidade absoluta.
Voltando a pergunta – Como você reagiria? Encararia como deboche o comentário do aluno e o colocaria no seu devido lugar ou entraria na brincadeira? Mas será que isso realmente importa se independente de como somos, pensamos e vemos o mundo, sempre haverá aqueles que irão simpatizar conosco e os que nos desprezarão? Importa na medida em que nossa reação é proporcional à maneira como no lugar de nosso aluno, gostaríamos de sermos tratados. Talvez aí, esteja o significado das palavras do Mestre Jesus: “Ama ao próximo como a ti mesmo”.

0 comentários:

Postar um comentário