sexta-feira, 20 de maio de 2011

Professores de ouro - Parte 2






Ao presentear Jesus com ouro, os sábios reconheciam a sua realeza. Segundo a Bíblia ele é o Rei dos reis. Mas quais qualidades atestam sua majestade? O que nós professores podemos aprender com elas? Vejamos 12 dessas qualidades:


2 – Cristo é um Rei Paciente. Imagine a paciência que Jesus teve com os seus discípulos. Ele passou mais de três anos os ensinando, com exemplos e palavras e o que recebeu em troca? O abandonaram, o traíram, o negaram. Cristo investiu neles e na hora que mais precisava chama três deles para acompanhá-lo em oração, se aparta deles um instante e ao voltar os encontra dormindo. Imagino como se sentiu, como ficou indignado. Não é assim conosco? Entramos em sala com toda a boa vontade de ajudar nossos alunos, investimos nosso tempo, sacrificamos as vezes o final de semana planejando uma aula. Alguns dirão: “eu me mato lá na frente pra ser ouvido e passar o conhecimento que tenho... falo, falo, falo, mas parece que não dá jeito”. As vezes me pergunto se não é em vão. Acho que Jesus também se perguntou várias vezes isso. Se não pensou, o capeta o fez. Jesus olhava para eles e... nada aparentemente dizia que eles poderiam dar algo de bom. Na turma de Jesus só tinha maus alunos: gananciosos, “reles pescadores”, ladrões. Ele ensinava e no minuto seguinte lá estavam eles fazendo o que era errado. Alguma semelhança?. Jesus era para ter desistido deles, mas não o fez, porquê? Porque via além do que mostravam. Meu aluno é mais do que o “danado”, o “debochado”, a “preguiçosa”. Jesus esperou, pois sabia que o que planta, colhe. Já tive alunos péssimos que ao  encontrar com os professores deles atuais me disseram que mudaram. Tive alguma participação nisso? Acredito que sim. Nem sempre seu aluno vai lhe dar alegria hoje, mas amanhã... minhas ações pacientes são sementinhas que mais cedo ou mais tarde brotarão. Não vejo os frutos de imediato, mas a semente está lá, crescendo e vai frutificar. Jesus não desistiu dos seus discípulos, morreu, ressuscitou, ascendeu aos céus, “não viu” a transformação. Foi quando veio o Espírito Santo que os conduziu... e veja só o milagre, aqueles que ninguém a não ser o Mestre que acreditou, abalaram a estrutura do  mundo levando a mensagem de Cristo e operando maravilhas.  Assim, um professor de ouro sabe ser paciente, porque quem espera sempre alcança.

0 comentários:

Postar um comentário