domingo, 22 de maio de 2011

Professores de ouro - Parte 4



Professores de ouro - Parte I

Professores de ouro - Parte 2

Professores de ouro - Parte 3


4 – Cristo é um Rei que possui Visão. Jesus era um líder de visão, sempre soube exatamente o que faria, pra onde iria. Pecamos pela falta de planejamento, de foco, de objetivos concretos e estratégias para alcançá-los. Jesus tinha uma meta: salvar  o mundo. O que quero pra minha turma?. Jesus se preparou trinta anos. Quanto tempo me dedico a aperfeiçoar o meu trabalho?. Jesus curava, mas sempre de um jeito diferente, sua estratégia era adequar-se ao contexto. Quanto penso sobre como melhor intervir na solução dos problemas da minha sala de aula?. Para Roberto Shinyashiki, visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas. Foi assim quando lhe trouxeram cinco pães e dois peixinhos para alimentar uma multidão, os discípulos desesperados, disseram que era apenas aquilo, Jesus porém com grande tranquilidade,  com aquela pouca comida saciou a fome  de todos. Ou ainda, quando certa vez os discípulos passaram a noite toda pescando e seus barcos ainda estavam vazios. Jesus disse: “lança a rede ao mar”. Cansados, mostraram claramente que só o fariam porque tinha mandado para logo em seguida ficarem maravilhados e assombrados vendo seus barcos indo quase a pique tamanha a quantidade de peixes que pescaram. Educar cansa, os muitos problemas nos levam ao imediatismo, passamos a ser observadores comuns, a realidade não nos diz nada de especial, perdemos a chance de empreender grandes projetos e iniciar ações para cessar a “fome” de nossa turma.  A visão de futuro Jesus o impediu de desistir, de abandonar os seus sonhos, de retroceder em sua chamada, de se deixar engolir pelas dificuldades. Então se isso está acontecendo comigo é porque me falta uma visão. Talvez seja isso que tem me feito dizer como Alice, mesmo que inconsciente, que não importa, qualquer caminho serve. Jesus disse: “Eu sou o caminho...”, com  isso quis dizer que fora dele tudo era atalho. Nossos alunos não precisam de atalhos, necessitam de um caminho bem definido, mas gostamos deles pois encurtam as distâncias, exigem menos, são mais fáceis. Talvez tenha chegado a hora de me fazer aqueles célebres questionamentos filosóficos: Quem eu sou? Pra onde vou? (ou estou indo com a visão que tenho, sim, até quando não sei pra onde ir, tenho uma visão, mas será esta a visão que quero ter?).

0 comentários:

Postar um comentário