quarta-feira, 6 de julho de 2011

Você já se batizou – Parte 4




“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo”. (MATEUS 3:11)

Em Lucas 6:43-45 Jesus compara os homens à árvores e diz que produzem frutos segundo a sua espécie. Ser batizado com o Espírito é receber a seiva que nutre a árvore e a mantém forte e saudável para manifestar os frutos que se espera dela. Em Galátas 5:22 a bíblia nos fala que frutos são esses. Os últimos frutos são:

Fidelidade – Certa vez Jesus pregou algo duro de ouvir, vários que o seguiam se foram o abandonando. Mas seu discípulo Pedro disse: “pra onde iremos se só tu tens a palavra de vida eterna” (JOÃO 6:68). O mestre não traiu seus princípios, se manteve fiel ao seu plano, falou o que precisavam e não o que tão somente queriam. Às vezes começamos o ano letivo “cheios de amor pra dar”, aí surgem os primeiros conflitos, dificuldades, e abandonamos o entusiasmo substituindo as estratégias planejadas pelo improviso ou aula acrítica e apática; vamos distanciando-nos dos alunos, criando barreiras, prometemos sem cumprir. Iniciamos fazendo planos de ajudar a todos, no decorrer os dirigimos aqueles que passam a nos atrair mais e deixamos de lado os que por sua maneira de falar, pensar e se comportar não nos agradam. Fidelidade é uma aliança que nos move a permanecermos íntegros aos objetivos que traçamos inicialmente, que nos leva a fugir do que seduz a quebrá-la.  

Mansidão – Em Mateus 11:29 a bíblia diz que Jesus é manso e humilde de coração e que nele encontramos descanso para nossas almas. Ser manso não é ter uma atitude passiva, é fugir da arrogância, do comportamento agressivo e da língua ferina que machuca e provoca dor. Às vezes se quer medir força, discute-se sem necessidade ou faz-se uma “tempestade em copo d´água”, empregam-se palavras ríspidas que não resolvem o problema, mas apenas o intensifica gerando um círculo vicioso de troca de ofensas ou atitudes intempestivas de ambas as partes. Mansidão como dissemos não exclui a firmeza necessária do proceder, é tão somente encontrar a dose certa a utilizar. 

Domínio Próprio – Alguém já disse: “no coração ninguém manda”. Dominar a si mesmo é saber que podemos ser senhores de nossos pensamentos, emoções e desejos se quisermos. É quando dá a vontade de gritar com o aluno e você se cala ou fala com uma calma firme; é vencer a vontade de deixar de planejar ou organizar alguma coisa necessária mesmo que saiba que depois não fará; é estudar, pesquisar quando preciso, mas não quero; é quando o conhecimento que adquiro me impele a mudar e meu desejo é de ficar como estou. Às vezes achamos que Jesus não ficou ofendido, sentiu raiva, mas a verdade é que ele sentiu muita sim, no entanto, se controlou e deixou que seu amor o levasse a agir como gostaria de ser tratado.

Batismo no original grego significa imersão. Que os frutos do Espírito estejam assim, permeando a nossa prática.


0 comentários:

Postar um comentário