terça-feira, 12 de julho de 2011

As sementes do ensino – Parte Final



As sementes do ensino
As sementes do ensino - Parte 2
As sementes do ensino - Parte 3


Em Marcos 4:20 Jesus diz que  as sementes que caíram em boa terra representam aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, sessenta e a cem por um. Aqui vemos as características do bom solo: ouvir, reter e frutificar. Como melhorar a produtividade de nossas aulas se ouvimos apenas a nós mesmos, ou seja, se não estudamos, pesquisamos, trocamos informações com colegas, nos atualizamos em determinados assuntos do nosso fazer pedagógico? Por outro lado,“ouvimos” (conhecemos), mas tão logo passe o impacto da novidade, voltamos a velha prática, a sequência do habitual. Uma boa abordagem opera a retenção do conteúdo. Quando ensinamos e já no dia seguinte o aluno diz que “não sabe responder a uma pergunta sobre o assunto ou diz que esqueceu”, então não houve uma boa abordagem, embora não concorde totalmente quando afirmam que se não há aprendizagem não houve ensino. Para nós, nem sempre o professor pode ser responsabilizado pelo insucesso do educando como alguns parece quererem nos fazer acreditar, há outros fatores implícitos.  De qualquer modo, somos chamados a frutificar praticando rapidamente o que aprendemos. Isso também diz respeito a buscarmos com diligência métodos e maneiras interessantes de inovar a prática para atingir os resultados esperados. Frutificar nesse sentido,  é não protelar decisões, mas intervir sem demora sobre o que não está bom ou para que fique melhor.

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